Jogos - Consoles - tecnologia evoluída

As consolas de jogos têm uma história pitoresca, mas só chegaram à consciência do público nos anos 80 com o NES - a consola Nintendo original. ‘Nintendo’ se tornou uma palavra que significa ‘videogame’, e o personagem Mario se tornou uma sensação mundial.

Desde então, os consoles de jogos têm sido uma indústria imparável. A Nintendo dominou por anos com o NES, o Super NES e os consoles portáteis Game Boy, apenas para ter seu domínio ameaçado pelo Playstation da Sony e posteriormente pelo Playstation 2 e Portable Playstation (PSP). Apesar do fato de que a história dos consoles de jogos para o mercado de massa realmente remonta a duas décadas ou mais, houve dezenas de consoles neste tempo e guerras totais para conquistar o mercado. A qualidade dos gráficos melhorou incrivelmente neste momento - tente olhar para o Mario original ao lado de um jogo moderno como Grand Theft Auto ou Halo - embora seja uma questão de debate se a jogabilidade (o 'fator de diversão') melhorou para corresponder .

Provavelmente, o mais importante nos consoles de jogos hoje é a mudança para jogos online, liderada pelo serviço Xbox Live da Microsoft. Os jogos online permitem que as pessoas joguem umas contra as outras em todo o mundo usando nada mais do que uma TV, um console, uma conexão com a Internet e, ocasionalmente, um fone de ouvido para gritar insultos umas às outras.

Tudo isso pode estar prestes a mudar, no entanto, à medida que a Sony se prepara para lançar o Playstation 3 e a Nintendo trabalha no Wii. Os dois consoles estão prontos para lutar nos próximos anos, com o PS3 assumindo a posição de ser muito caro com gráficos extremamente bons, e o Wii sendo mais básico e mais barato, mas tentando colocar o foco novamente na diversão. A Internet está fervilhando de apoiadores do Wii que se lembram dos jogos Nintendo de sua juventude e esperam um retorno aos jogos simples e divertidos, embora pareça improvável que a batalha seja vencida tão facilmente.

Voltar para página de artigos